Caboclos


Caboclo

_______Eternos Guerreiros

Sempre com a sua luta por sua terra e sua liberdade, desde 1.500, é não são respeitados, ainda baixa nos terreiros para poder ajudar o homem que se diz civilizados.
Homenagem aos índios do Alto do Xingu
______Definição: Caboclo
Nome masculino
1.Brasil indivíduo com um progenitor índio e outro branco;2.figurado, pejorativo indivíduo desconfiado ou traiçoeiro
______Adjetivo
1.Relativo a caboclo;2.Que tem cor de cobre
_______Do Tupi kari’boka, «procedente de branco»
______Kariboka, procedente do branco.
1.Mestiço de branco com índio, ou simplesmente descendente de índios.
2.Personificação e divinização de tribos indígenas segundo o modelo dos cultos populares de origem africana, paramentada, porém, com os trajes cerimoniais dos antigos tupis.
3.Espécie de vespa.

Caboco Tangerino
Caboclo é o mestiço de branco com índio; caboco, mameluco, cariboca, curiboca. Antiga designação do indígena Brasileiro.
___Tapuia, termo genérico de desprezo usado por determinados povos indígenas quando se referiam a indivíduos de outros grupos.No Brasil há o Dia do Caboclo, comemorado em 24 de junho.
_________Caboco
Caboco é o mestiço de branco com índio;Caboco, mameluco, cariboca, curiboca.Antiga designação do indígena brasileiro.
Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, defende a formacaboco, sem o l, que t
Luís da Câmara Cascudo in his graduation at th...
Image via Wikipedia
eria sido introduzido na palavra sem encontrar base nas diversas hipóteses etnológicas, como a que afirma derivar do tupi caa-boc, “o que vem da floresta”
ou de kari’boca, “filho do homem branco”.
Os caboclos formam o mais numeroso grupo populacional da região amazônica, e do nordeste como um todo.
_____Também pode ser sinônimo de:
Caboclo de cor acobreada e cabelos lisos; caburé.Caipira, roceiro, sertanejo. A figura de Jeca Tatu, criação de Monteiro Lobato, foi imortalizada na música popular, no palco e no cinema (por Amácio Mazzaropi), é o homem simples do sertão Brasileiro.
_______Entidade Cultuada no Espiritismo
Também é o nome dado às entidades lendárias indígenas, ou de manifestações de religiões como o caboclo que se incorpora nos ritos da Jure,a Sagrada Catimbó, posteriormente na Umbanda, Candomblé de Caboclo, no Catimbó, na Macumba, no Batuque no Alan Kardec.Os caboclos, na Jurema Sagrada Catimbó, são entidades que se apresentam como indígenas, e dado aos índios e ou Caboclos a grande força da religião afro-ameríndia, pois com a introdução do Homem Branco e Mestiço nas aldeias e posteriormente passando pelos atos da Pajelança, passarão as manifestações com os índios.E dentro da Correntes de índios ou Caboclos existe várias desdobramentos tais como hierarquia e clãs (tipos de povos indígenas), que apesar ser apresentarem todos como caboclos tem os seus próprios costumes.
  • CaciquePajéGuerreirosCaçadoresPescadores 
    Índios Yamonames Aldeia dos Waíukas ( Onde Rio Verde Viveu)

As entidades assim denominadas que se apresentam nos terreiros nas Giras de Jurema Sagrada são espíritos com um certo grau espiritual de evolução, Que falamos que são espíritos altos.Utilizam de cachimbos jogar o seu catimbo(fumaça) para provocar a descarga espiritual de seu médium e também do seu consulente.Alguns assoviam, outros bradam no ato da incorporação.Costumam ser bastante sérios nos seus conselhos.São considerados, portanto, grandes trabalhadores dos terreiros.Mas na Jurema Sagrada Catimbo os caboclo são totalmente sagradas e tratado com o maior respeito e reverencia pois são eles os percussores do culto afro-ameríndio.E Dando ao caboclo a responsabilidade de comandar toda a jurema sagrada, em resumo não existem caboco, mestres, mestra, ou qualquer entidade da Jurema Sagrada que tem mais força.Quando acosta nos seus discípulos cantam fala se muito pouco e quando quer dizer algo e rápido por são totalmente rudes e personalidade forte.

______Okê, Okê Caboclo 
Aldeia dos Yamonames - Waíukas - No Meio da Mata Amazônica

Sarava o Príncipe das Águas Claras Pajé Rio Verde, um índio que foi um Pajé dos Yanomanis Grupo Waíukas no meio da Mata amazônica que os mais primitivos em todos os sentidos de hábitos e costumes.