Historia da Jurema


Fatos Histórico

__________________________Pré História do Brasil
___________________________Descendentes Afro Ameríndio 
___________________________________Dados e Fatos

A evolução dos Afro Ameríndio e Fatos que marcou na pré história do Brasil, que é a comprovação da existência e a evolução da Jurema Sagrada Catimbó. 
____________________________Pré História da Humanidade
Pré História do Mundo vamos ao período Paleolítico, onde o Homem descobre o fogo e passa a viver em comunidades em cavernas, surgimento dos primeiros indícios religioso com o Xamanismo.As Comunidades que migrarão para o litoral teve uma evolução enquanto as que ficarão isoladas os chamamos de nativos, que são os nossos índios.Acredita-se que o xamanismo tenha pelo menos 30.000 anos de história, tendo surgido no período Paleolítico.Seu desenvolvimento transcorreu de modo paralelo à consciência religiosa, fortalecendo-se por meio dela.Todos os continentes receberam influências da tradição xamânica, especialmente as regiões do norte e do centro asiático, as regiões árticas e as norte europeias.Países como a Índia, Tibete, China, Japão, Austrália, África, toda a América do Norte, a Central e a Sul tem vestígios de suas práticas.No Brasil, onde existem várias nações indígenas, a imagem do xamã equivale-se à do pajé, à do curandeiro e à do conselheiro espiritual da tribo.
___________________________Xamanismo
O Xamanismo figura na origem das práticas de tratamento da alma, da mente e do corpo, tendo deixado influências em todos os continentes. A notável criatividade de suas técnicas vem ressurgindo no enfoque holístico de muitas terapias, além de promover a aliança do homem moderno com as forças naturais.Xamã é um especialista do mundo invisível com um talento muito particular, que lhe permite entrar e sair dele com liberdade e conhecimento para curar, fazer adivinhações, ver o passado, o presente ou futuro, conciliar o homem com o sobrenatural e as forças mágicas. Ele é o manipulador do “Sagrado” e mestre do êxtase, do transe extático, um dos aliado dos espíritos da natureza, dos ancestrais, que trava contato com as potências celestes como com as infernais, de acordo com a necessidade do grupo a que serve.Devo ressalta a tempo, que a Jurema Sagrada a Jurema Sagrada Catimbó, não é uma pratica do xamanismo, porem o seu surgimento e uma evolução dele como todas as religiões.
__________________________________Religião Conceito 
Religião:Do latim: “religio” usado na Vulgata, que significa “prestar culto a uma divindade”, “ligar novamente”, ou simplesmente “religar”É um conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural, ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino.Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida. Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.A palavra religião é por vezes usado como sinônimo de fé ou crença, mas a religião difere da crença pessoal na medida em que tem um aspecto público.
A maioria das Religiões têm comportamentos organizados, incluindo as congregações para a oração, Hierarquias Sacerdotais, Lugares Sagrados, e/ou Escrituras. 
_________________________Antes de 1500.
A tese mais aceita é que os povos indígenas das Américas são descendentes de caçadores asiáticos que cruzaram o passando da Sibéria para a América do Norte.Os mais antigos povoadores do atual território brasileiro chegaram há aproximadamente 12 mil anos. Contudo, foi encontrado em Lagoa Santa (Minas Gerais) o crânio de uma mulher de traços negroides, batizada de Luzia, que viveu há 11.500 anos.Deste modo, alguns pesquisadores consideram provável que populações negroides também tenham vivido nas Américas, e que estas foram exterminadas ou assimiladas pelos povos mongroides muitos séculos antes da chegada dos europeus.
__________________________1500
Ainda hoje, a data de 22 de abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras.Durante muito tempo, esse evento de dimensões históricas foi interpretado como o resultado de uma aventura realizada por corajosos homens do mar que se lançaram ao desconhecido e encontraram uma nova terra. Contudo, apesar de empolgante, existem outras questões por trás desta versão históricas que marcou o ano de 1500.O território nacional não foi imediatamente ocupado pelos europeus partir do Descobrimento do Brasil em 1500.A colonização começou somente a partir de 1532. Antes disso, havia apenas feitorias nas quais o pau-brasil era armazenado esperando os navios que vinham da Metrópole.Apenas alguns degredados, desertores e náufragos haviam se estabelecido em definitivo no Brasil, vivendo e se miscigenando com as tribos indígenas.Ao contrário do que muitos pensam os primeiros colonos não foram só ladrões e assassinos ou prostitutas mandados para o Brasil, mais maioria era composta por camponeses pobres, agregados de um pequeno nobre que vinha estabelecer engenhos e plantações de cana-de-açúcar no Brasil.Apenas alguns poucos eram criminosos, em geral pessoas perseguidas pela Igreja por sua falta de moral ou por cometerem pequenos delitos: judeus, cristãos-novos, bígamos, sodomitas, padres sedutores, feiticeiras, visionárias, blasfemadores, impostores de todas as espécies.O índio brasileiro não suportava a escravidão.Acostumado a viver durante milênios a um meio de vida livre, nômade, a mortalidade indígena no meio escravocrata era muito alta.O índio brasileiro se negava a trabalhar para o colonizador: muitos fugiam ou se suicidavam.A situação caótica obrigou os colonos a importar mão de obra do continente africano.É a partir da década de 1550 que começou a aportar na colônia os primeiros navios com escravos da África. Além de resolver o problema da mão de obra (faltavam índios e portugueses), o tráfico negreiro era muito rentável.No século XVI desembarcaram no Brasil em torno de 50 mil portugueses e 50 mil africanos.
_________Dados da História Importante e influência no Catimbó
Catimbó é um conjunto de práticas religiosas brasileiras, oriundas de raiz indígena e com diversos elementos do cristianismo e, dependendo do lugar onde é praticado, influências africanas também notáveis. O Catimbó baseia-se no culto em torno da planta Jurema.
 1501 A história de Pernambuco começa com a expedição de Gaspar de Lemos.
1532 É oficializada, quando foi criada a capitania de Pernambuco (ou Nova Lusitânia), doada a Duarte Coelho, que fundou Igarassu e Olinda e iniciou a cultura da cana-de-açúcar.Como os Primeiros colonizadores que veio para o Brasil não tinha o conforto que deixou na Europa teve que trocar o Pão pela tapioca, a cama pela rede, os seus rémedios pela ervas índigenas de seus pajes dai teve os primeiros íniciados no culto da pajelança.Esses primeiros íniciados, não poderia falar que praticava a pajelança por trazer em suas crenças deixada em suas terras, naturalmente era católicos e outros fazia a bruxaria europeia, o negros bantus já em 1533 que foi os primeiros escravos a chegar no Brasil, trazia o seus habitos e costumes.Quandos esses homens Europeus, e Negros foi iniciados na pajelança e manifestava com os seus espiritos encantados de índios, essa mistura de religiosas nasce o culto a árvore da jurema-preta minosa hostiles, para a sua realização da sua pajelança misturava com o catolicismo e bruxaria europeia e africana.A primeira religião Brasileira foi a Jurema Sagrada Catimbo, é a religião dos espiritos encantados na natureza portando as arvores tal como Jurema-preta, Angico, Jatobá, Jequitibá, Juca, Aroeira entre outas passa a ser a morada dos encantados dos espiritos desdes homens e mulheres iniciado na jurema sagrada pelos Pajes dentro das aldeias índigenas.A título de exemplo por volta de seculo XIX, tal como a minha Avó Madrinha de Jurema Mãe Nazira consagrada para um índio chamado Pedra Preta, e no Catimbo, e o Caboclo da Pedra Preta, ela foi íniada pelo um paje da aldeia dos Tuminambá no reconcavo baiano divisa com Pernambucano, teve a sua casa nas margens do Rio de Contas da Cidade de Jequie Ba.Consagrando com 7 anos de ídade como Mestre Luca hoje com 38 anos de íniciado, consagrando para o Mestre Preto Zé Pelintra e Mestre dos Anjos, passando a sua raiz da Jurema Sagrada catimbo, do Reino do Juremal, ou Jurema de Tupa, ou Jurema de Caboclo, que é a primeiro reinado da Jurema Sagrada Catimbó, que surge mais 11 reinos. Assim o Mestre Luca consagra o Juremeiro Neto para o Príncipe das Águas Claras Rio Verde. Voltamos a evolução da história.
1534 a 1536 – Desejando acelerar o ritmo da colonização das terras brasileiras, D. João III resolve introduzir um novo sistema político-administrativo, que recebeu o nome de Capitanias Hereditárias.Através deste sistema, pretendia o Rei de Portugal executar um rápido desenvolvimento da colônia com um mínimo de desgaste dos cofres reais, pois caberia a cada Donatário (nobre português que recebia a doação de um lote de terra ou Capitania) arcar com todas as despesas para explorar e colonizar a capitania mediante a concessão de alguns direitos aos Donatários tais como o de ministrar justiça, distribuir terras aos colonos, arrecadar os impostos e fundar povoações e vilas, esperava o rei que eles contribuíssem para o rápido povoamento do litoral brasileiro, a fim de impedir a invasão por piratas e corsários nos seus portos ou praias.Dando continuidade ao seu plano, D. João III inicia a primeira fase das doações, que vai de1534 a 1536, compreendendo o primeiro quatorze Capitanias Hereditárias no Brasil.Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia. A Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia, com 60 léguas, localizava-se compreendida entre os rios Igaraçu e o São Francisco. E foi concedida a Duarte Coelho, navegador e soldado da Ásia. Pernambuco foi uma das duas Capitanias que obtiveram um relativo êxito. Com o êxito de duas capitanias, o Rei de Portugal continuou com o sistema e criou o Governo Geral.Em Pernambuco, se estabeleceram vários engenhos, onde a cana de açúcar era o principal produto na lavoura e a mão de obra era escrava.Criou-se a sociedade açucareira dos grandes latifundiários da cana de açúcar.
1580 e 1640 – Com o domínio Espanhol sobre Portugal, e a proibição do comércio do açúcar com os Holandeses, estes aproveitaram para invadir o Nordeste do Brasil, inicialmente a Bahia e posteriormente Pernambuco em 1630.Durante os dez anos seguintes, aconteceram combates pela posse da terra.
E desde 1637, Maurício de Nassau, com grande eficiência, governava Pernambuco a serviço da Companhia das Índias Ocidentais. Nassau marcou presença em Pernambuco como bom administrador, tolerante, político, urbanista, comerciante e mecenas, acabou gastando muito para os olhos da Companhia das Índias Ocidentais, que não viam o porquê de uma administração exemplar.Os atritos eram inevitáveis. Nassau renunciou ao cargo em 1644.
A junta de comerciantes que o substituiu não deu continuidade ao seu trabalho, devido à ambição.Aliado a esse fato, os senhores de engenho se encontravam endividados perante a Companhia das Índias Ocidentais fizeram com que as hostilidades se reacendessem.
1645 a 1654 – Explodiu a Insurreição Pernambucana com batalhas travadas no Monte dos Guararapes e a vitória Pernambucana.
A expulsão dos Holandeses de Pernambuco em 1654 e os investimentos feitos na produção de açúcar das Antilhas fizeram com que os pernambucanos perdessem o seu tradicional investidor, bem como o seguro mercado consumidor de seu produto.
1630, a capitania foi invadida pela Companhia das Índias Ocidentais, que, desembarcando na praia de Pau Amarelo, derrotou a frágil resistência portuguesa na passagem do Rio Doce, invadiu sem grandes contratempos Olinda e derrotou a pequena, porém aguerrida, guarnição do forte (que depois passaria a ser chamado de Brum), porta de entrada para o Recife através do istmo que ligava as duas cidades. (Mauritsstad, ou Mauricéia), até então com poucos habitantes portugueses. Maurício de Nassau
1574 A capitania da Paraíba foi um subdivisão do Brasil colonial criada, com a extinção da capitania de Itamaracá.
1575 A luta contra a escravidão está presente na História brasileira desde o início da colonização portuguesa. Já havia registros escritos que designavam de mocambos os refúgios de escravos que fugiam da violência de seus senhores ou que participavam de levantes coletivos urbanos ou rurais em busca de uma maneira alternativa de vida e de sobrevivência.
1591 Os Jesuitas infatizava a presença de Cristo junto aos povos índigena, porem afirmava que a Pajelança era algo demoiaco, a Palavra catimbo e indigena que significa fumaça que sai do cachimbo, e para o Jesuitas Pajelança era para invocar o demonio e propagava cuidado com a fumaça ou cuidado com o catimbo.O culto da Jurema é o fato desde de 1532 com os primeiros colonos, da Santidade mostrar, ainda no primeiro século da colonização, que os índios estavam longe de absorver de forma passiva as ideias e crenças do cristianismo europeu.Ao contrário das narrativas da história oficial, durante a colonização os invasores tiveram que enfrentar forte resistência desses povos.A Jurema e a Santidade, portanto, seriam exemplos desta resistência ao colonialismo português.Santidade de Jaguaripe foi registrada através das confissões e denúncias de baianos e pernambucanos diante do tribunal da inquisição em 1591 e 1592.
1630 Os holandeses conquistam a capitania de Pernambuco em fevereiro de 1630 e estabelecem a colônia Nova Holanda
1661 – 6 de agosto de 1661 a República Holandesa cede formalmente o Nordeste brasileiro à Portugal através da Paz de Haia.
Século XVI – A Vila de Alhandra – PB, ( Primeira Casa Aberta Oficial de Catimbo foi no Acais em Alhandra pela Mestra Maria Índia, da aldeia “Iguaraig”, a que se refere Jaboatam, seria a mesma “Aratagui”. Assim, a primeira referência à aldeia que deu origem à Alhandra teria sido feita ainda no final do século XVI.Os índios lá assentados vinham de um aldeamento Jesuíta e eram provavelmente Tabajaras, uma vez que neste período o litoral sul, sob controle dos portugueses, era habitado por índios aliados. Mantê-los mais distantes dos moradores, a “aldeota” e sua igreja seria transferida meia légua acima.
1610 – Alhandra – PB , aparece no Catálogo da Companhia de Jesus, com o nome de Assunção, estando sob a administração dos jesuítas de Olinda.
1746 Alhandra é administrada pelos padres oratorianos, sendo então registrada como aldeia de Nossa Senhora da Assunção de Arataguí, pertencendo à freguesia de Taquara.
1758 Alhandra elevação da aldeia à categoria de vila recebe o nome de Alhandra.
1807 – A 07 de Março, a Família Real desembarcou no Rio de Janeiro, onde se refugiou das tropas francesas de Napoleão Bonaparte que tinham invadido o território português.1821 “Permanência da Corte no Rio na independência do Brasil”, que acontecerá em 1822, um ano depois da partida de D. João VI de regresso a Portugal.
Metade do século XIX - Sobre o último regente destes índios, Inácio Gonçalves de Barros, Vandezande encontrou importantes documentos, escritos, assinados por Antônio Gonçalves da Justa Araújo, engenheiro nomeado pelo imperador para proceder à medição das terras indígenas na Paraíba.Os manuscritos consistem em pareceres contrários ao pedido de Inácio Gonçalves de reintegração ao cargo de regente dos índios da extinta aldeia de Alhandra, bem como a restituição das terras que constituíam o patrimônio desses índios.Um dos documentos afirma, ainda, que foi demarcada para Inácio Gonçalves de Barros, 62:500 braças quadradas de terras em um lugar denominado Estivas.Este, como veremos mais adiante, tornou-se um dos lugares sagrados para os Juremeiros da região.Maria Índia ou Maria do Acaio I, ganha de Dom João VII as terras do Acais.
1826 – Alhandra, carta do Vigário de Alhandra, Braz de Melo Moniz, de 14 de setembro, o qual cumpria ordem do imperador para que fossem fornecidas informações que ajudassem na elaboração do “plano geral da civilização dos índios”.O nome Alhandra foi dado pelo Juiz de Fora da Comarca de Pernambuco, Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco, em homenagem à Vila de Alhandra Portuguesa.
Carta de 1826, encontrada no Arquivo Público da Paraíba, do Vigário de Alhandra ao Presidente da Província da Paraíba, Alexandre Francisco de Seixas Machado.
1835 - Quilombolas Malunguinhos, cujo último líder destes Quilombos foi morto em combate, nas Matas do Catuca (quilombo que se estendia desde as matas de Beberibe, na divisa Recife com Olinda até Goiana) em setembro de 1835Na mata do Catucá, região da Cova da Onça as áreas do engenho Pitanga, conhecida como Malunguinho, diminutivo de origem Banto, que quer dizer amigo ou companheiro, de longa dinastia na luta e resistência do Complexo do Quilombo de Catucá, na Região da Mata Norte de Pernambuco, que abrange das matas de Beberibe até a cidade de Goiana, cujo último representante foi morto em combate em 18/09/1835, pelas forças Imperiais
1813-1889 - O grande empreendedor brasileiro, Irineu Evangelista de Souza, (1813-1889), mais tarde Barão de Mauá, recebeu em 1852, a concessão do Governo Imperial para a construção e exploração de uma linha férrea, no Rio de Janeiro, entre o Porto de Estrela, situado ao fundo da Baía da Guanabara e a localidade de Raiz da Serra, em direção à cidade de Petrópolis.
1858 – A segunda ferrovia inaugurada no Brasil foi a Recife – São Francisco, no dia 8 de fevereiro de 1858, quando correu o primeiro tem até a Vila do Cabo S. Agostinho, em Pernambuco.Cidade onde Nasceu o mestre José de Aguiar vulgo Preto Zé Pelintra.Esta ferrovia, apesar de não ter atingido a sua finalidade – o Rio São Francisco – ajudou a criar e desenvolver as cidades por onde passava e constituiu o primeiro tronco da futura “Great Western”.
Bairro Encruzilhada é um Bairro do Recife, Pernambuco, integrante da segunda região político-administrativa, na zona norte da cidade.Seu nome deriva de um cruzamento de linhas férreas.
  • A linha de trens de Great Western Recife – Limoeiro, de bitola estreita,
  • linha de trens até Olinda, que em 1930 foram substituídos por bondes (maxambombas) que iam até o bairro de Beberibe.
  • Nesse cruzamento foi aberta, em 1881, a Estação da Encruzilhada, integrante da via férrea Recife – Limoeiro, que era bastante movimentada.
1888 Abolição da Escravatura 13/05/1888
1889 Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro
1892 Alhandra, os dados oficiais que proclamavam o desaparecimento dos índios, Joffily registrou a predominância do que chamou de “typo indígena puro”, que na Paraíba ainda existia na Bahia da Traição e em Alhandra.
1910 Morte de Maria Índia ou Maria Gonçalves de Barros
1897 Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, nasceu em 7 de julho de 1897 na pequena fazenda dos seus pais em Vila Bela, atual município de Serra Talhada, no estado de Pernambuco. Era o terceiro filho de uma família de oito irmãos.
1911 Maria Bonita nasceu em 8 de março de 1911 no sitio Malhada da Caiçara do município de Paulo Afonso na Bahia. Depois de um casamento frustrado, tornou-se a mulher de Lampião, conhecido como o “Rei do Cangaço”.
1915 - Acusou um empregado do vizinho José Saturnino de roubar bodes de sua propriedade. Começou, então, uma rivalidade entre as duas famílias.Quatro anos depois, Virgulino e dois irmãos se tornaram bandidos.Matavam o gado do vizinho e assaltavam. Os irmãos Ferreira passaram a ser perseguidos pela polícia e fugiram da fazenda.A mãe de Virgulino morreu durante a fuga e, em seguida, num tiroteio, os policiais mataram seu pai. O jovem Virgulino jurou vingança.
1918 Lampião formou o seu bando a princípio com dois irmãos, primos e amigos, cujos integrantes variavam entre 30 e 100 membros, e passou a atacar fazendas e pequenas cidades em cinco estados do Brasil, quase sempre a pé e às vezes montados a cavalo durante 20 anos, de 1918 a 1938. 
Primeira Casa da Jurema Sagrada - Acais


 1927 - Inauguração da casa de Maria do Açaís.
1930 - Alhandra, A tradição da Jurema em Alhandra está diretamente ligada às famílias remanescente da antiga aldeia Aratagui, especialmente a Mestre Inácio Gonçalves de Oliveira e seus descendentes tal como seu Filho Mestre Carlos, Mestre Inácio Filho.Mestre Casteliano Gonçalves e sobrinha da mestra Maria Gonçalves de Barros, também conhecida por Maria do Acais (a primeira), de quem herdou, por volta de 1910, a propriedade denominada Acais.Dentre estes, destaca-se sua irmã, Maria Gonçalves de Barros, ou Maria Índia, cujo a qual foi a primeira Juremeira Mestra a ter sua porta aberta, primeira casa de jurema no Brasil. Após a sua morte a herdeira foi a sua sobrinha Maria Eugênia Gonçalves Guimarães, conhecida por Maria do Acais, mestra falecida na década de 1930, cujo prestígio ultrapassou as fronteiras do Estado.
 


Noticia no Jornal da época.
“…….Maria do Acais, recentemente falecida no chalet à beira da estrada João Pessoa Recife, confronte a sua capela cheia de santos bonitos, no seu sítio imenso, gozou dum prestígio considerável que impunha sua reputação de grande catimbozeira.Era uma feiticeira notável, enriquecida, de modos de grande senhora.
 A sua técnica mágica, todavia, não era diferente dessa de todo dia das outras mesas. Mas as suas sessões eram muito fechadas, e o que fazia para todo mundo eram trabalhos encomendados e que realizava sem assistência, no recesso do seu pequeno templo, defronte ao chalet……..”
O Cais Possuía uma casa principal, algumas casas de moradores e, na parte mais alta da fazenda, a capela.
Por trás da capela, encontra-se o túmulo do Mestre Flósculo, filho de Maria do Acais.O Catimbó não pode ser descrito apenas como uma sessão de mesa, voltada exclusivamente para as aflições e urgências do dia a dia, como a cura de enfermidades, problemas amorosos, intrigas na comunidade, etc.A praia de Tambaba, pertencente ao município vizinho do Conde. Destas, duas já tinham desaparecido, a de Tambaba e a do mestre Manuel Cadete, mais conhecida como cidade do mestre Cesário.Em Estivas, cujo acesso, sobretudo no inverno, é bastante difícil, existia a cidade do mestre Major do Dia.A propriedade, também herdada por Maria do Açaís, foi vendida por sua nora, mestra Damiana.Tempos depois, Estivas seria palco de um conflito de terra, que resultaria no assassinato de um dos seus moradores, o Mestre Adauto.E Mestra Damiana era filha de Manoel Ferreira, conhecido como Mestre Manoel Caboré, e da Mestra Maria Casimira Gonçalves, sobrinha de Maria do Açaís.Nomes de prestígio no Catimbó de Alhandra.

1927 – Vila Maria Guimarães -Hoje Demolida e as Terras portão Trancados
Últimas visitas à propriedade encontraram a casa do sítio demolida.O Acaio hoje pertence a uma de suas netas, localiza-se ao oeste de Alhandra, as margens da antiga estrada João Pessoa/Recife, porem foi demolida e portão lacrado para ninguém entrar, segundo consta os descendentes são evangelicos.  
Bando de Lampão ai esta os nomes de alguns mestres como Zé Pretinho
1938 - Morte de Lampião – Em 28 de julho de 1938, no município de Poço Redondo, Sergipe, na fazenda Angico, Lampião foi morto por um grupamento da Polícia Militar alagoana, as chamados volantes, chefiado pelo tenente João Bezerra, juntamente com dez de seus cangaceiros, entre os quais se encontrava sua companheira, Maria Bonita, Luís Pedro, este o seu cangaçeiro mais fiel, além de Mergulhão, Elétrico, Quinta-Feira, Caixa de Fósforo, Adília, Cajarana e Diferente.Foram todos decapitados e suas cabeças, devidamente etiquetadas, levadas como comprovante de suas mortes, foram expostas nas escadarias da igreja matriz de Santana do Ipanema.

Conclusão Final
 A referência de datas e epocas do Brasil esta ligado diretamente na vida de seu povo, e no nordeste em geral.Alagoas berço de muitos mestres e mestras, como Zé Bebinho, Zé da Proa, Martim Pescador, Varias Ciganas , Besouro, Paulina que nasceu dentro de um navio, era filha de ciganos e foi vendida para uma prostituta Zefa 6 dedos sua inimiga Jovina, Princesa Faustina, entre outras como tambem Maria Molambo, e Maria Padilha.Recife e considerada a cidade das Mestras, como Ritinha da Rua da Guia que ganhou esse apelido por servir os marinheiros no cais de Santa Rita, Paulina mudou-se para a Rua da Guia no Cais do Apolo. Amelia, Julia Galega, Leonora, Amalia , Amalha, Zé da Pinga, Zé da Encruzilhada, Zé Mulambo, Zé Menino e muitos outrosAlhandra o Beço da Jurema Sagrada onde temos o orgulho de falar de seus fundadores O Mestre Inácio, Mestre Carlos, Maria do Acaio I (Maria India), a grande mestra Maria do Acaio II que levou o nome do catimbo para o mundo, Mestre Adauto, Major do Dia, Tangerino Zé Ferreiro, José Galo Preto, muito outros mestres, ainda na Paraiba não podemos deixar de falar em Santa Rita a grande defensora dos Juremeiros e de quem a procura Mestra Joana Pé de Chita.Rio Grande do Norte mestre Benedito Fumaça, José Francisco.Ceara temos Simbamba, Nego Gerson, Rita Preta.Tambor de Mina esse varios mestres migrou para a Jurema Sagrada como o Mestre Luis, Principe Rio Verde, Principe Rio Negro conforme o seu ponto ele foi criado em Santa Rita, apesar de ter nascido dentro da mata amazonica.A História dos Mestres esta em suas cantigas. Suas trajetorias sua vida de luta por uma Jurema que em sua epoca o qual era pego praticando o culto era morto ali mesmo e proibido ser enterrados em cemiterios publico, era enterrados nos pé de arvores no meio da mata.
      Fatos Históricos, e o nossos queridos mestres ajudou a construir esse Pais, só que em sua epocas tudo era muito diferentes.