Maria do Bagaço
FESTA Mestra Maria Luziara
__________A Feiticeira da Moenda.
Para podermos sempre saber a Historia do encantado basta estudar o que ele fala em seu Lírio(cantiga).
Assim é a Mestra Maria do Bagaço, que ganhará esse apelido por trabalhar na Moenda do Engenho Maré / Aliança do Dr. Inácio .
Mais com o chegar do Trem se mudou para o Bairro Boa Vista, onde se localiza a famosa Rua da Aurora. era o Bairro Mais Nobre de Recife, pois morava próximo a Ponte onde tinha a linha do Trem, Perto do amor de sua Vida .
Mais com o chegar do Trem se mudou para o Bairro Boa Vista, onde se localiza a famosa Rua da Aurora. era o Bairro Mais Nobre de Recife, pois morava próximo a Ponte onde tinha a linha do Trem, Perto do amor de sua Vida .
____LIRIO DE MARIA DO BAGAÇO
E la no seu Engenho eu plantei cana de fita
Eu sou Maria do Bagaço
Do alto da Bela Vista.
A moenda do Dr. Inácio corta cana em dois pedaços.
A Dona da moenda é;
É a Maria do Bagaço.
___________Maria do Bagaço
Era uma trabalhadora no Engenho Maré / Aliança do Dr. Luiz Ignácio Pessoa de Mello;Mais com a chegada da locomotiva (CATITA), Ela se apaixonou por um Maquinista e mudou para o Bairro Mais Antigo de Recife, que fica próximo a linha do trem, o Bairro se Chamava Boa Vista, e o Alto da Boa Vista que fala em seus cantos e a Zona Boemia.Próximo a Ponte era o lugar onde ela mais gostava de ficar pois tinha o seu amor que passava por La.E Por causa deste amor, muitas brigas e intrigas e catimbó, é uma Mestra que se pede amor impossível.
______ENGENHO MARÉ / ALIANÇA DO DR INACIO
_______Engenho Maré/Aliança – Casa grande, na lista de bens culturais e naturais da mata norte de Pernambuco.
_______Proprietário/Morador/Rendeiro: Luiz Ignácio Pessoa de Mello –
______Proprietário dos engenhos: Gutiuba/ Goiana e Maré/Nazaré da Mata.
____Curiosidades: Portador de títulos importantes, descendente de uma das mais tradicionais famílias da aristocracia de Pernambuco, empresário, figura humana e simples que sempre procurou fazer o bem, e que sempre fez impessoalmente, sem visar publicidade ou interesse de qualquer espécie.(Sala das Reuniões, em 18/03/1975. Deputado Ribeiro Godoy – homenagem prestada pela Prefeitura e Câmara Municipal do Recife a memória do Dr. Luiz Ignácio Pessoa de Mello, publicado no Diário de Pernambuco, em 18.03.75.
As cidades, desde a sua origem, vêm sofrendo transformações que tem acarretado mudanças estruturais em seus padrões de vida, arquitetura e até mesmo em seus elementos naturais. Essas modificações imprimiram marcas que simbolizam e narram a sua própria história, sobretudo em sua morfologia e na cultura de seus habitantes, que passam a se configurar como elementos essenciais para a formação e afirmação de uma memória coletiva comum a toda a sociedade e que, muitas vezes, extrapola os seus próprios limites. Assim é para a cidade do Recife o Bairro da Boa Vista.
Com mais de 300 anos de existência, o bairro da Boa Vista é um dos resultados mais expressivos desse processo de transformação vivenciado pelo Recife no que se refere à permanência das marcas de um “casco urbano” mais antigo e de uma “nova e moderna cidade” que se desejou implantar, de forma mais intensa, a partir do final da primeira metade do século XX, sob o advento do urbanismo moderno. Essas diferentes épocas, responsáveis pela constituição deste espaço da cidade, deixaram então suas marcas através dos diversos estilos arquitetônicos e traçados urbanos que a caracteriza hoje como um dos bairros históricos mais importantes para a cidade do Recife.
Um dos bairros mais antigos da cidade do Recife, Boa Vista se caracteriza pela sua diversidade de história, cultura e arquitetura.
_________Históricos do Bairro Boa Vista
- 1643 – O Palácio da Boa Vista (ou Schoonzit, em holandês), construído no Recife por Mauricio de Nassau, em 1643, para o seu repouso e lazer, deu nome a este tradicionalbairro do Recife. O palácio ficava às margens do Rio Capibaribe. O bairro teve diversas de suas …O Palácio da Boa Vista (ou Schoonzit, em holandês), construído no Recife por Mauricio de Nassau, em 1643, para o seu repouso e lazer, deu nome a este tradicionalbairro do Recife. O palácio ficava às margens do Rio Capibaribe.
- O início do século XIX no Recife foi marcado por revoltas inspiradas no ideário liberal vindo da Europa: comerciantes, aristocratas e padres, para exigir mais autonomia para a colônia. Entretanto, a classe dominante evitava questões como o fim da escravatura e dispensava a participação popular, temendo revolução.
- Nesse mesmo século, ocorreram as revoluções mais conhecidas da História do Recife.
– A Revolução de 1817, a Confederação do Equador, de 1824 e a Revolução Praieira, de 1848.
– A Revolução de 1817, a Confederação do Equador, de 1824 e a Revolução Praieira, de 1848.
- Nesse tempo, iniciou-se um grande período de desenvolvimento do município. A elevação à categoria de cidade ocorreu em 1823.
-28 jun. 1817 – N.° 46. — Atestado do Capitão-mor das Ordenanças da vila e termo do Recife Antônio de Moraes Silva, datado do Quartel da Boa Vista a 28 de Junho de 1817 e passado em favor do Coronel Manuel Corrêa de Araújo, em relação aos acontecimentos de Pernambuco. – O Recife deixou de ser vila, não se subordinava ao poder central, nem estava subordinado a Olinda.
- 2 de fevereiro de 1849, as colunas liberais partem para um combate definitivo no Recife e atacam ao mesmo tempo os bairros de Santo Antônio, Recife e Boa Vista, obtendo êxito nos dois primeiros e encontrando sérias dificuldades em tomar a Boa Vista, em face da resistência tenaz oferecida pelas tropas estacionadas no quartel ali situado.
- Importada da Inglaterra em 1876, é a segunda ponte mais antiga do Recife. Mantém a estrutura de ferro batido original e liga as atuais Ruas Nova e da Imperatriz. Ou seja, a Ilha de Santo Antônio ao bairro da Boa Vista. Recife.
– Em 13 de maio de 1914 foi inaugurada a primeira linha de bondes elétricos do Recife, ligando o bairro do Recife (que era uma península) ao da Boa Vista, atravessando toda a ilha correspondente ao bairro de Santo Antônio.
Lírio Mestra Maria Bagaço
No Alto Da Bela Vista Meu Canário CantouChegou Maria Do Bagaço Na Asa Do Beija Flor
Ela É Maria Do Bagaço É Do Bagaço ÉQuando O Trem Na Serra Vem TocandoEla É Maria Do Bagaço Que Vem TrabalhandoEla É Maria Do BagaçoÉ Do Bagaçado É Do BagaçadoE Vai Deixar Esbagaçado.
Olá, tem-se uma estimativa de em que período Maria do Bagaço viveu?
ResponderExcluirMulher de ciências te amo mulher ❤��
ResponderExcluirPaulina me disse que Maria Do Bagaço é a minha mestra.Gostaria de saber mais sobre ela,pelo o que já procurei saber poucas casas trabalham com ela.
ResponderExcluirAmo Maria do Bagaço!
ResponderExcluirJá fez trabalho de amor é deu certo?
ExcluirEstou à procura do lírio da mestre Maria do bagaço. É cana é cana da canavieira eu tô chamando é do bagaço Maria da bagaceira.so sei esse trecho . Se alguém souber me passar por favor.
ResponderExcluirÉ fogo é fogo é fogo na canavieira eu tou chamando é bagaço rainha da bagaceira.
ExcluirEu sei o ponto todo chama no zap 81983547848 Williams
ExcluirÉ cana é cana..... O meu ponto foi firmado no pé do canavieiro na direta eu sou bagaço na esquerda bagaceira..... É esse ??
ExcluirÉ cana é cana é cana é cana de Canavieira eu sou Maria do bagaço rainha da bagaceira é cana cana cana é cana de Canavieira eu sou Maria do bagaço rainha da bagaceira no alto da Bela vista o meu canário já cantou chegou Maria do bagaço nas assas de beija flor no alto da Bela vista o canárioo já cantou chegou Maria nas assas do beija flor
ResponderExcluirAlguém sabe quem canta essa msc ?
ResponderExcluir