terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mestra Maria do Bagaço

Maria do Bagaço











FESTA Mestra Maria Luziara



__________A Feiticeira da Moenda.
Mulata Mestra Maria do Bagaço
Para podermos sempre saber a Historia do encantado basta estudar o que ele fala em seu Lírio(cantiga).

Assim é a Mestra Maria do Bagaço, que ganhará esse apelido por trabalhar na Moenda do Engenho Maré / Aliança do Dr. Inácio .
Mais com o chegar do Trem se mudou para o Bairro Boa Vista, onde se localiza a famosa Rua da Aurora. era o Bairro Mais Nobre de Recife, pois morava próximo a Ponte onde tinha a linha do Trem, Perto do amor de sua Vida .

Mulheres que Trabalhava nos Engenhos
____LIRIO DE MARIA DO BAGAÇO

Casa Grande do Engenho Maré / ALiança onde Maria do Bagaçu passou a sua Infancia

E la no seu Engenho eu plantei cana de fita

Eu sou Maria do Bagaço
Do alto da Bela Vista.
A moenda do Dr. Inácio corta cana em dois pedaços.
A Dona da moenda é;
É a Maria do Bagaço.
___________Maria do Bagaço
Era uma trabalhadora no Engenho Maré / Aliança do Dr. Luiz Ignácio Pessoa de Mello;Mais com a chegada da locomotiva (CATITA), Ela se apaixonou por um Maquinista e mudou para o Bairro Mais Antigo de Recife, que fica próximo a linha do trem, o Bairro se Chamava Boa Vista, e o Alto da Boa Vista que fala em seus cantos e a Zona Boemia.Próximo a Ponte era o lugar onde ela mais gostava de ficar pois tinha o seu amor que passava por La.E Por causa deste amor, muitas brigas e intrigas e catimbó, é uma Mestra que se pede amor impossível.

Dr.Inacio Pessoa de Mello
______ENGENHO MARÉ / ALIANÇA DO DR INACIO

_______Engenho Maré/Aliança – Casa grande, na lista de bens culturais e naturais da mata norte de Pernambuco.

Engenho Maré / Aliança - Por essas Terras a Mestra foi Criada
_______Proprietário/Morador/Rendeiro: Luiz Ignácio Pessoa de Mello

Atividades dos Trabalhadores a Moenda era da Maria do Bagaço

Moenda
______Proprietário dos engenhos: Gutiuba/ Goiana e Maré/Nazaré da Mata.
____Curiosidades: Portador de títulos importantes, descendente de uma das mais tradicionais famílias da aristocracia de Pernambuco, empresário, figura humana e simples que sempre procurou fazer o bem, e que sempre fez impessoalmente, sem visar publicidade ou interesse de qualquer espécie.(Sala das Reuniões, em 18/03/1975. Deputado Ribeiro Godoy – homenagem prestada pela Prefeitura e Câmara Municipal do Recife a memória do Dr. Luiz Ignácio Pessoa de Mello, publicado no Diário de Pernambuco, em 18.03.75.

Recife - Pernambouco_1664

Rua da Aurora Bairro Boa Vista Recife PE
As cidades, desde a sua origem, vêm sofrendo transformações que tem acarretado mudanças estruturais em seus padrões de vida, arquitetura e até mesmo em seus elementos naturais. Essas modificações imprimiram marcas que simbolizam e narram a sua própria história, sobretudo em sua morfologia e na cultura de seus habitantes, que passam a se configurar como elementos essenciais para a formação e afirmação de uma memória coletiva comum a toda a sociedade e que, muitas vezes, extrapola os seus próprios limites. Assim é para a cidade do Recife o Bairro da Boa Vista.

Praça Chora Menino
Com mais de 300 anos de existência, o bairro da Boa Vista é um dos resultados mais expressivos desse processo de transformação vivenciado pelo Recife no que se refere à permanência das marcas de um “casco urbano” mais antigo e de uma “nova e moderna cidade” que se desejou implantar, de forma mais intensa, a partir do final da primeira metade do século XX, sob o advento do urbanismo moderno. Essas diferentes épocas, responsáveis pela constituição deste espaço da cidade, deixaram então suas marcas através dos diversos estilos arquitetônicos e traçados urbanos que a caracteriza hoje como um dos bairros históricos mais importantes para a cidade do Recife.

Praça Chora Menino
Um dos bairros mais antigos da cidade do Recife, Boa Vista se caracteriza pela sua diversidade de história, cultura e arquitetura.
_________Históricos do Bairro Boa Vista

Rua da Aurora
- 1643 – O Palácio da Boa Vista (ou Schoonzit, em holandês), construído no Recife por Mauricio de Nassau, em 1643, para o seu repouso e lazer, deu nome a este tradicionalbairro do Recife. O palácio ficava às margens do Rio Capibaribe. O bairro teve diversas de suas O Palácio da Boa Vista (ou Schoonzit, em holandês), construído no Recife por Mauricio de Nassau, em 1643, para o seu repouso e lazer, deu nome a este tradicionalbairro do Recife. O palácio ficava às margens do Rio Capibaribe.
Kahal Zur Israel Synagogue in Mauritsstad (Rec...
Image via Wikipedia
- O início do século XIX no Recife foi marcado por revoltas inspiradas no ideário liberal vindo da Europa: comerciantes, aristocratas e padres, para exigir mais autonomia para a colônia. Entretanto, a classe dominante evitava questões como o fim da escravatura e dispensava a participação popular, temendo revolução.
- Nesse mesmo século, ocorreram as revoluções mais conhecidas da História do Recife.
– A Revolução de 1817, a Confederação do Equador, de 1824 e a Revolução Praieira, de 1848.
- Nesse tempo, iniciou-se um grande período de desenvolvimento do município. A elevação à categoria de cidade ocorreu em 1823.
Recife, capital of Pernambuco, sometime during...
Image via Wikipedia
-28 jun. 1817 – N.° 46. — Atestado do Capitão-mor das Ordenanças da vila e termo do Recife Antônio de Moraes Silva, datado do Quartel da Boa Vista a 28 de Junho de 1817 e passado em favor do Coronel Manuel Corrêa de Araújo, em relação aos acontecimentos de Pernambuco. – O Recife deixou de ser vila, não se subordinava ao poder central, nem estava subordinado a Olinda.
- 2 de fevereiro de 1849, as colunas liberais partem para um combate definitivo no Recife e atacam ao mesmo tempo os bairros de Santo Antônio, Recife e Boa Vista, obtendo êxito nos dois primeiros e encontrando sérias dificuldades em tomar a Boa Vista, em face da resistência tenaz oferecida pelas tropas estacionadas no quartel ali situado.
Government Palace in Recife, Brazil
Image via Wikipedia
- Importada da Inglaterra em 1876, é a segunda ponte mais antiga do Recife. Mantém a estrutura de ferro batido original e liga as atuais Ruas Nova e da Imperatriz. Ou seja, a Ilha de Santo Antônio ao bairro da Boa Vista. Recife.
– Em 13 de maio de 1914 foi inaugurada a primeira linha de bondes elétricos do Recife, ligando o bairro do Recife (que era uma península) ao da Boa Vista, atravessando toda a ilha correspondente ao bairro de Santo Antônio.
Aurora Street in Recife, Brazil
Image via Wikipedia
Lírio Mestra Maria Bagaço
No Alto Da Bela Vista Meu Canário CantouChegou Maria Do Bagaço Na Asa Do Beija Flor
Mestra Maria Bagaço
Ela É Maria Do Bagaço É Do Bagaço ÉQuando O Trem Na Serra Vem TocandoEla É Maria Do Bagaço Que Vem TrabalhandoEla É Maria Do BagaçoÉ Do Bagaçado É Do BagaçadoE Vai Deixar Esbagaçado.

10 comentários:

  1. Olá, tem-se uma estimativa de em que período Maria do Bagaço viveu?

    ResponderExcluir
  2. Mulher de ciências te amo mulher ❤��

    ResponderExcluir
  3. Paulina me disse que Maria Do Bagaço é a minha mestra.Gostaria de saber mais sobre ela,pelo o que já procurei saber poucas casas trabalham com ela.

    ResponderExcluir
  4. Estou à procura do lírio da mestre Maria do bagaço. É cana é cana da canavieira eu tô chamando é do bagaço Maria da bagaceira.so sei esse trecho . Se alguém souber me passar por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fogo é fogo é fogo na canavieira eu tou chamando é bagaço rainha da bagaceira.

      Excluir
    2. Eu sei o ponto todo chama no zap 81983547848 Williams

      Excluir
  5. É cana é cana é cana é cana de Canavieira eu sou Maria do bagaço rainha da bagaceira é cana cana cana é cana de Canavieira eu sou Maria do bagaço rainha da bagaceira no alto da Bela vista o meu canário já cantou chegou Maria do bagaço nas assas de beija flor no alto da Bela vista o canárioo já cantou chegou Maria nas assas do beija flor

    ResponderExcluir